domingo, 26 de julho de 2009

Com surpresas, o Kers fez a diferença

E Lewis Hamilton voltou a vencer! O inglês e a McLaren, que já haviam mostrado certa evolução em Nurburgring, não deram chances aos adversários e, com certa facilidade, venceram em Budapeste.


Com certeza, o kers ajudou, e muito. Acho que podemos dizer que foi a primeira vitória que de deveu ao uso da peça. Até porque o segundo foi Raikkonen, de Ferrari... e kers. E a peça fez tanta diferença que até o Kovalento, melhor, Kovalainen, chegou em quinto.

Completando o pódio, Mark Webber, em terceiro, com a RBR, que claramente perdeu rendimento, mas os 6 pontos foram valiosíssimos para o Australiano, agora vice líder do mundial. Sebastian Vettel largou mal (de novo - mas tinha razão de estar preocupado com a turma do kers, como falou nas entrevistas de ontem), teve problemas em seu carro e abandonou.

Mesmo assim, a RBR está melhor que a Brawn que desceu a ladeira de vez. Não fosse pelos abandonos de Alonso e Vettel, Button sequer chegaria na zona de pontuação. O sétimo lugar foi grande lucro (quem diria...).

Por falar em Alonso, a Renault foi responsável pelo momento pastelão do dia. Na sua primeira (e última) parada, não apertaram a porca da roda dianteira direita que se soltou mais tarde na pista. Alonso voltou aos boxes para repor a roda mas abandonou uma volta depois.

Quanto aos brasileiros, sumiram. Nelson A. Piquet pode ter feito sua última corrida pela Renault. Durante a transmissão da corrida, Galvão Bueno informou que o pai Nelson Piquet estaria em Budapeste para acertar o futuro do filho na F1. Insinuaram a Williams... será? Pode ser...

Sobre Rubens Barrichello, para se ter idéia de como sua estratégia foi ridícula e sua corrida ruim, o brasileiro largou em 12.º e chegou em 10.º. Timo Glock, da (média/fraca) Toyota, que largou uma posição atrás e parou sempre duas voltas antes de Barrichello (ou seja, também largou pesado), chegou em sexto. Precisa falar algo mais?

Precisa sim. Teve gente que falou que eu estava de brincadeira em não apostar na Brawn e fez um "desafio" nos posts abaixo. Eu aposto agora que não acontecerá nada e ficará só no bla-bla-bla, como Rubens Barrichello.

Por fim, Felipe Massa continua em recuperação no Hospital Militar em Budapeste (alguns resquícios do comunismo ainda não sumiram). De acordo com o Dr. Tino Altman, seu estado é grave mas está em recuperação. Entretanto, pela gravidade da lesão, não acredito que corra em Valência, daqui a um mês. Talvez volte somente em Monza. Vamos aguardar.

Com sete provas para o final, no campeonato temos Button com 70 pontos, Webber com 51,5 e Vettel com 47. A não ser que a Brawn encontre uma solução e que McLaren e Ferrari permaneçam na frente, o título do inglês está seriamente ameaçado.

Mas até Valência, muita coisa vai acontecer nos bastidores. É nessas "férias" que teremos definições para 2010.

Volto mais tarde com o resultado do bolão.

3 comentários:

latueiro disse...

DON? 1 Pastelão e meio da equipe renault,voçê quis dizer não? Além da lambança com Alonso...oque dizer do Nelsinho. A nona posição [real de pista,pra quém largou ém 14]e melhores condições que o 8 button. Simplismete mandaram ele prá tráz no seu 2 pit. Tém que sair mesmo. Alias? por quê Briatori,foi embora mais cedo???

Don Corleone disse...

Latueiro, a Renault é um mistério... eu não discuto a condição de excelente piloto que é o Alonso. E Nelson não devria ter o mesmo tratamento. Mas cobrar desempenho semelhante sem ter e mesmo equipamento fica complicado. E é isso que acho que está acontecendo lá...

Wanderson disse...

Teve gente... É. Ataques. Barrichello caiu pra décima oitava posição na largada. Ganhou mais posições que Glock.

Button largou em oitavo e chegou, com sorte, em sétimo.