segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Barrichello, com autoridade

Depois de quase cinco anos, Rubens Barrichello voltou a venecr na F1, sua primeira vitória sem ser uma Ferrari. O brasileiro teve um fim de semana praticamente perfeito (a não ser pela ridícula "sambadinha", mas vamos dar um desconto...) e venceu com autoridade o GP da Europa em Valência.

Em segundo lugar Lewis Hamilton, que largou da pole. O inglês liderou a corrida até a segunda parada, mas um erro da McLaren aniquilou qualquer chance de vitória., o que já seria bem difícil, tendo em vista que Barrichello só pararia cinco voltas depois e virava mais de um segundo mais rápido que Hamilton.

Completando o pódio, Kimi Raikkonen. O filandês da Ferrari não foi destaque, mas fez uma corrida muito correta e o pódio foi merecido. Em quatro, Kovalento, ou Kovalainen, sei lá... esse deveria dar seu lugar ao quinto colocado, Nico Rosberg. Cada vez mais o filho do velho Keke se afirma como um pilloto constante. Merecia um carro melhor.


Alonso em sexto. Para quem fez muito barulho na sexta (fake, claro), um sábado e domingo meramente burocráticos... completando a zona de pontuação, o sétimo foi Button (que teve um fim de semana pra lá de fraco) e Kubica, voltando a pontuar com a sofrível BMW. As RBRs? Vettel quebrou outro motor Webber sumiu...

Nota de rodapé: Grosjean não fez nada do que Piquet não faria (inclusive rodar) e Badoer... não é nenhum gênio e na F1 foi apenas de médio para fraco. Mas ontem era melhor ter encostado o carro.

No Campeonato, Button lidera com 72. Barrichello tem 54, Webber 51,5 e Vettel 47. O alemão está fora da disputa, pois já utilizou 7 motores e o limite é de 8 trocas sem perder posições no grid. Faltam 6 corridas.

Sinceramente, Webber pode até ser regular, mas não creio que tenha talento suficiente para brigar pelo título. A briga ficará entre Button e Barrichello. Dá para o brasileiro? Teoricamente sim, são 18 pontos em 6 provas a serem disputadas. Rubens precisará de pelo menos mais um fim de semana atípico como o passado para descontar mais pontos. A pergunta é: Ross Brawn irá permitir?

Para o bem da F1, tomara que sim...

Um comentário:

Manu disse...

Oi Don!
Booooom... sou de acordo com a maioria dos comentários seus.

Sobre sua pergunta final... Será q Ross permitirá q Barrichello tenha uma corrida como a última. Em Spa eu tenho algumas dúvidas.

abraços!