segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bravo, Kimi! Bravo, Fisico! Boa corrida!

O jejum acabou! Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu o GP da Bélgica! (A Manu deve estar radiante).


Mas não foi uma corrida fácil. Não pude assistir toda a prova, mas pelo o que eu vi, Fisichella chegou a apertar Raikkonen. Mas o finlandês mostrou que é mesmo de gelo e em nenhum momento se abalou, remando para a vitória.

Fisichella poderia ter vencido? Talvez, se não fosse ultrapassado por Raikkonen após a relargada. Aí o meu amigo teria que assistir a Stock (vide post anterior).

Eu confesso que não gosto do Fisichella. Acho ele "enganation" mas até os "enganations" tem seus dias de lampejo e foi legal vê-lo com a Force India chegar em segundo, brigando pela vitória.


Completando o pódio, Sebatian Vettel, que não fez uma corrida sensacional, mas fez o suficiente para somar preciosos 6 pontos.

O vice-líde, Barrichello, largou mal mais uma vez porque sua embreagem travou. Fez uma corrida dentro de suas possibilidades e chegou em sétimo, com seu motor soltando fumaça a duas voltas do final. E saiu no lucro: se não fosse pela entrada do Safety Car na primeira volta, o brasileiro não teria como mudar sua estratégia para chegar aos pontos.


Por falar em Safety car, uma hecatombe depois da curva Le Comb ceifou da corrida Hamilton, Alguersuari, Gorsjean e... Jenson Button, o lider do campeonato.


Destaque para a BMW, com os 4.º e 5.º lugares de Kubica e Heidfeld, respectivamente.

Mark Webber: apesar do problema no box, ele foi para a Bélgica nesse fim de semana? Não parce...

No campeonato, Button permanece com 72. Barrichello agora tem 56, Vettel tem 53 e Webber, 51,5.

Eu diria que o único adversário de Button é Barrichello. A RBR terá problemas com motores até o final do ano. Lá, minha aposta é o Vettel, mas acho que ele vai estourar o limite de motores. Mark Webber voltou a ser Mark Webber e sumiu nas últimas duas corridas.

Mas o fato é que, além de Button ter uma sorte danada (porque seus adversários diretos não conseguem descontar muitos pontos), a seu favor está o fato de que McLaren e Ferrari voltaram a brigar pelas primeiras posições. O inglês está tendo um desempenho medonho nessa segunda parte do campeonato. Mas as vitórias que teve no início do ano, aliada a incompetência de seus adversários, lhe dão uma margem razoável a 5 provas do final.

Próxima corrida, o GP da Itália em Monza.

"Renaultgate"? Ficará para os próximos posts.

2 comentários:

Manu disse...

Oooo Don, obrigada por citar que estou radiante. Fiquei bem feliz mesmo, foi uma coisa q sentia falta em ver era Kimi sendo "o Kimi". Apesar de radiante, tive q ouvir algo q me deixou infeliz ontem (se puder veja no meu blog pelo post do dia 01 de setembro)
Concordo com seus demais comentários!Foi uma boa corrida, apesar da confusão das batidas q prejudicou o pobre coitado do Button.

Bjs!

Fernando Kesnault disse...

Don, creio que o Fisico é um piloto negligente consigo mesmo, pois como piloto é competente esperava mais dele qdo. entrou na f-1, mas foi preterido na Jordan em favor do Ral Schummacher. Desde então nunca se sentiu à vontade e com plena confiança em si mesmo. Imagine se ele senddo contratado pela Scuderia para as provas restantes, se mostrar competente em resultados e postura, como a Ferrari irá fazer na próxima temporada....