domingo, 29 de março de 2009

GP da Austrália de 2009 - Corrida Histórica

Está em vários sites, mas não custa repitir: desde 1954, uma equipe estreante não vencia com dobradinha. A escrita foi quebrada 55 anos depois, no dia 29 de março de 2009, pela Brawn GP.

Jason Button venceu com propriedade (de ponta a ponta) a corrida em Melbourne. Em nenhum momento sua liderança foi ameaçada. Barrichello deu sorte e foi o segundo, apesar da péssima largada.

Trulli chegou em terceiro, mas foi punido com 25 a mais no seu tempo, por ter feito uma ultrapassagem ilegal em Hamilton (nota: nesse ponto, os fiscais da FIA continuam coerentes, apesar do choro de alguns torcedores de Hamilton até hoje por causa do resultado GP da Bélgica do ano passado). Com isso, inglês, que chegara em quarto, subiu para o terceiro lugar. Grande lucro para o atual campeão do mundo.

Completando a zona de pontuação, Glock foi o quatro, Alonso o quinto, Rosbeg o sexto, o suiço estreante Sebastien Buemi chegou em sétimo e o outro "Tião" da STR, Sebatian Bourdais ficou em oitavo.


A largada foi disputada, como havia previsto. Button saiu na ponta. Barrichello saiu mal, caindo para sétimo. Felipe Massa fez bom uso do kers pulou de sexto para terceiro já na primeira curva.


No transcorrer da prova, Nakajima lembrou as peripécias de seu pai e encheu o muro, provocando a primeira intervenção do Safety Car. Os demais brasileiros abandonaram. Nelsinho Piquet rodou na volta 24 quando era o sexto. Ele disse que teve problemas nos freios. Felipe Massa fazia uma boa prova e talvez conseguisse o pódio, mas teve problemas mecânicos e abandonou na volta 41. A Ferrari, aliás, não completou a prova, já que Räikkönen também abandonou no finalzinho.


Por falar em final, Kubica e Vettel protagonizaram o duelo do dia. A 4 voltas da chegada, o polonês tentou a ultrapassagem, Vettel não cedeu e os dois bateram. Na sequência, sem as asas dianteiras os dois bateram novamente no muro. Sorte de Barrichello, que depois de uma prova de recuperação subiu de 4.º para 2.º.

Mais tarde volto com mais impressões dessa prova e o resultado do bolão.

2 comentários:

Wanderson disse...

Don, sejamos sincero.. Barrichello teve muuuuita sorte e também competência. Sorte de campeão? Será?

Don Corleone disse...

Talvez, Wanderson, talvez... vamos ver nas próximas provas.