sábado, 28 de março de 2009

Mágica ou competência? Ou ambos?

Uma equipe à beira do abismo. Dois pilotos tidos como "velhos" e "desinteresados". Um engenheiro dedicado. Confiança. Um projeto bem pensado. E a Brawn fez história hoje.


Jason Button fez a pole para o GP da Austrália. Ele sobrou no Q3 e marcou 1.26.202. Barrichello completa a dobradinha e a primeira fila. O brasileiro fez o tempo de 1.26.505, 0.303 mais lento que o inglês.


É inegável que boa parte desse desempenho assombroso vem de seu difusor. Mas, como escrevi anteriormente, uma das coisas mais legais da F1 são as soluções de engenharia encontradas nas brechas dos regulamentos. Eu não sei o que a FIA irá decidir na Corte de Apelações depois do GP da Malásia, mas continuo crendo que não haverá qualquer punição à equipe.


Ótimo treino de Sebastian Vettel. O alemão sensação larga em 3.º (esse cara ainda vai ser campeão um dia, podem anotar). Mostra que Adrian Newey parece ter acertado a mão novamente, depois dos áureos tempos de Williams e McLaren, nas temporadas de 1995 a 2000.


A Ferrari, como previsto, melhorou, mas não a ponto de lutar pela pole. Felipe Massa largará em sétimo e Kimi Räikkönen em nono. O time de Maranello parece ter condições de evoluir para as próximas provas, mas tem que se recuperar rápido. Senão, pode ser tarde demais.

Nelsinho Piquet fez apenas o 17.º tempo e vai largar na penúltima fila. Seu companheiro, Fernando Alonso, é o 12.º. É, as coisas já estão complicadas para o herdeiro do clã Piquet. Precisa melhorar.

A supresa (ou grande decepção) do fim de semana é a McLaren.
O atual campeão Lewis Hamilton largará apenas em 15.º. O inglês sequer participou do Q2 por problemas na caixa de câmbio. Se tiver que trocar, largará em último. De qualquer forma, a McLaren tem um carro ruim. Kovalainen também não foi bem e largará em 14.º.

Grande expectativa para a largada amanhã. Sempre muito disputada e com vários acidentes na tomada da primeira curva. Esse ano, a coisa pode piorar, já que quem está com o kers pode levar vantagem mesmo vindo de trás. Muita gente vai chegar junto na tomada.

Quanto a Barrichello, parece estar mais pesado que Button. Se for isso mesmo e ele não conseguir tomar a ponta do inglês na largada, terá que se manter próximo e tentar o bote durante os pits. Caso contrário, pode ver Button disparar na frente.

Perspectiva de uma corrida interssante amanhã! Bem diferente do que nos acostumamos a assistir nos últimos anos.

4 comentários:

Wanderson Marçal disse...

Isso aí, Don. Falei que o Button é o principal rival do Rubens, ao menos no início. Dito e feito. O Button, quando acerta, é muito rápido. Mas o Button disse que leve o carro tem mais dificuldades que o carro do Rubens. Se Barrichello segui-lo de perto, poderá vencer. Mas segunda posição tá de bom tamanho. 2 pontos a menos podem ser recuperados rapidamente.

latueiro disse...

Don, eu jamais discuto os seus comentários sobre f1. Eu vou criticar o NELSINHO, apartir do momento ém que a equipe renault, lhe der o minimo de condições de buscar resultados e ele não corresponder. Depois do vimos ontém na qualificação[só não enxerga quém não quiser] ele brigando com um carro,desemquilibrado e pesado e com os adversário todos ém condições de brigar por posições... e ele ainda vai largar 14.!!! Como é que eu vou poder,exigir mais dele...?

Don Corleone disse...

Latueiro, eu ia escrever sobre o Nelsinho, mas vou esperar a corrida. Talvez eu faça um post mais "abrangente".

Manu disse...

Eu gostei do resultado do treino, embora seja meio ferrarista... Sei lá, acho q a pequena mudança foi válida. Mesmo q Button e Barrichello estejam sobrando na pista acho q em partes está quase todo mundo nivelado. Fora a McLaren q me deu ar de estranhos no ninho e acho q é a única q está lá no fim q vai custar a recuperar...

=**