domingo, 7 de junho de 2009

Passeio...

O que falar do desempenho de Jenson Button hoje? Perfeito e mais nada a acrescentar. O inglês passeou em Istambul e venceu o GP da Turquia, de ponta a ponta.


Vettel, o pole, largou bem, mas se afobou com Button atrás e escorregou na metade da primeira volta, perdendo a liderança para o inglês da Brawn. Até tentou mudar a estratégia para três paradas (uma mudança estúpida, na minha opinião - esses dois pontos podem fazer diferença na luta pelo vice) e acabou chegando em terceiro, atrás de seu companheiro, Mark Webber, que não tem uma pilotagem sensacional esse ano, mas tem demonstrado eficiência e bons resultados. Seu segundo lugar hoje mostrou isso, mais uma vez.


A Toyota também fez uma corrida discreta, mas eficiente, colocando seus dois carros entre os 8 primeiros. Trulli foi o 4.º e Glock, o 8.º. Nico Rosberg levou a combalida Williams a uma boa quinta posição e a BMW ressurgiu com Kubica, em sétimo.


O melhor brasileiro foi Felipe Massa, em sexto. Foi o limite do que pode fazer e os 3 pontos são recompensa. Nelson Piquet chegou de onde largou, lá atrás em 16.º e se não fosse por uma bela manobra de ultrapassagem em cima e Hamilton, não seria digno de qualquer nota.


Rubens Barrichello patinou na largada... ao que parece, teve problemas na embreagem. Tentou se recuperar e não conseguiu passar o Kovalainen, mesmo com muito mais carro. Ambos se tocaram e Rubens rodou. Depois perdeu parte da asa dianteira numa disputa de posição com Adrian Sutil (meu Deus...), o que o obrigou a parar mais cedo para o primeiro pit. Daí em diante sumiu, (parece que) perdeu a sétima marcha e abandonou a prova quando faltavam cerca de 20 voltas.


Muitos pegam no pé de pilotos "jovens" no circo, como Piquet e Bourdais. Mas o mais experiente do grid, até o momento, não justificou pra que ele permanece correndo.


No mais, nada relevante, a não ser que as equipes continuam brigando com a FIA por conta do teto orçamentário. Próxima corrida daqui a duas semanas, o GP da Inglaterra, que deverá ser mais uma comemoração inglesa com Button do que qualquer outra coisa.


Posições no campeonato: interessa? Esse ano acabou, o campeão já conhecemos e o vice não interessa tanto (Barrichello 35, Vettel 29, Webber 27,5). Quem reclamava da disputa entre McLaren x Ferrari nos dois últimos anos não sabia do que estava reclamando...

2 comentários:

Unknown disse...

Dom, quando é que nós brasileiros vamos poder torcer por vitória de um representante da nossa pátria...
As nossas jovens apostas não vigam e o nosso piloto mais experiente ... bom o Rubinho, que me perdoem os fãs, é e sempre será o mesmo (primeiro é o carro, depois é a preferência pelo outro piloto, um dia é a chuva o outro é o sol)... Você tem esperança de surgir um piloto para brigar pela ponta...
Pietscher

Don Corleone disse...

Zé, primeiramente, bem vindo!

O Massa não é um gênio, mas tem provado desde o último abno que não decepciona quando tem um bom carro. Precisa ser apenas um pouco mais constante.

O Nelson Angelo Piquet precisa mostrar mais. Tá faltando ir melhor na classificação. Precisa largar mais a frente para poder ter uma estratégia melhor e mostrar serviço durante a corrida. Largar lotado de combustível não ajuda, ainda mais que a Bridgestone tem levado pneus diferentes do ano passado para as corridas.

Sobre o Barrichello... bem, vou escrever sobre ele daqui a pouco.