sábado, 6 de junho de 2009

Vettel: pole em Istambul.

Na hora da verdade, Sebastian Vettel dominou os treinos oficiais e largará na pole amanhã. Mas não foi tão fácil assim, principalmente no Q3. A briga pelo melhor tempo foi disputada até a última tentativa.


Button fez o segundo tempo e Barrichello, o terceiro. Mark Webber, companheiro de Vettel, ficou em quarto, o que mostra que a RBR voltou a se achar em Istambul.

Não achei surpresa a pole do Vettel, já tinha apostado nisso ontem. Rubens Barrichello também estava de olho no desempenho da RBR. Surpresa foi o Trulli estar de volta aos 10 primeiros, largando em quinto, na frente das duas Ferraris (Raikkonen em 6.º e Massa em 7.º). Esperava mais do time de Maranello.

Quem continua decepcionando é a McLaren. Tudo bem, o carro é uma carroça (aquele desempenho do Bahrein foi "coelho da cartola"), mas nada justifica Hamilton não conseguir passar ao Q2, marcando apenas o 16.º tempo. O atual campeão do mundo disse aos repórteres "o que eu posso fazer?" A resposta parece simples: demonstrar um pouco mais de vontade, já que o Kovalent.., quer dizer, Kovalainen ao menos passou para o Q2. Largará em 14.º.

Alonso em 8.º (eu disse que era "fake" ontem), Nelson Piquet em 17.º. A Renault é apenas razoável, mas esse tempo do brasileiro não tem justificativa. BMW voltou ao Q3 e ficou em 10.º com Kubica. Para quem esteve muito atrás nas últimas corridas é um alento.

Os pesos dos carros não foram divulgados, mas aposto em um Vettel mais leve do que as Brawn. Mas não muito. Barrichello deve ser o mais pesado dentre os cinco primeiros. A largada decidirá a corrida. Mesmo leve, se Vettel pular a frente, será difícil tomar dele. Vamos ficar de olho no comportamento de Barrichello, já que sai do lado limpo da pista e Button, em segundo, larga da sujeira.

Minha aposta? Está dois posts abaixo: vitória de Vettel.

Atualização: vi somente agora (18:42) os pesos dos carros. A volta de Button foi espetacular, consideando que está mais pesado que Vettel e Barrichello. Mas vai depender da largada. Se Barrichello tomar a frente de Button (que larga do lado sujo), Vettel terá chances de vencer. Caso contrário, será bem difícil segurar o inglês. E olho no Webber, que foi muito bem e tem chances de pódium.

Nenhum comentário: