domingo, 7 de junho de 2009

Sobre lobos e cordeiros...

Esperei 7 corridas para escrever as palavras abaixo.

Para quem me conhece do blog do Téo José e do Wanderson, sabe muito bem o que penso de Rubens Barrichello. Para quem não sabe, vai um resumo: um piloto bom, mas que pensa que é melhor do que realmente é e tem uma boca maior do que o ego de muito piloto, incluindo-se aí Michael Schumacher.

No final do ano passado, defendi a aposentadoria de Barrichello, falando que não tinha nada a mais a contribuir para a F1 e que mesmo que tivesse nas mãos um carro "do outro planeta, não seria campeão".

Quando vi Button e Barrichello fazendo a dobradinha na Austrália, pensei que poderia seriamente ter queimado a língua. Mas "o tempo é o senhor da razão" e mostrou que eu não estava errado.

O que esperar dele no futuro? Não muito. Esse ano, o título de Jenson Button deve ser confirmado em mais 5 ou 6 provas. Acredito que a decisão não deve passar da Itália ou Singapura.

Mas podem apostar: quando o título de Button estiver confirmado, ele falará que o objetivo será vencer o GP do Brasil, que ano que vem será diferente, que será sua vez, que continua motivado (como se os outros 19 pilotos não estivessem), ou seja, promessas, promessas e mais promessas... espectativas que nunca se concretizam.

Esse é o maior problema de Rubens Barrichello, além, é claro, de sua pilotagem passiva: sua boca, que em muitos momentos deveria ficar fechada ao invés de criar falsas espectativas e afirmar realidades inexistentes. São poucos os momentos em que Barrichello fala com lucidez.

Rubens Barrichello pode ser campeão do mundo? Quem sabe, o futuro a Deus pertence. Até Damon Hill conseguiu. Mas eu duvido muito. Penso mesmo que ele jamais será campeão na F1. Os motivos? São dois: ele não é tão bom assim e ele não tem capacidade moral para tanto, apesar do que alguns jornalistas e parte de sua xiita torcida afirmam.

Enfim, Barrichello é ótimo... segundo piloto.

28 comentários:

Fernando Kesnault disse...

Don, concordo contigo em todos os pontos sobre este "mercenário" (até aí tudo bem,quem quer só dinheiro tem este direito, mas ludibriar a torcida - ingênuae infantil - brasileira dizendo que nunca assinara contrato para ser 2º do Schummy é achar que somos idiotas) que não tem capacidade de ser uma pessoa com razão e ter humildade de entender que já foi longe demais. Quanto à 24 horas LeMans irá passar no canal Speed a partir das 9h30m. deste próximo sábado durante 3h30m. iniciais e após durante as outras transmissões ao vivo e as últimas 3 horas da prova. É isso aí, a Nascar dá de 10x1 na F-1 em termos de emoção, competividade e pilotos ótimos - o qual a f-1 só tem nomes de "papais" famosos e muita grana e só. Tira-se uns 5 pilotos bons o resto é porcaria....

Don Corleone disse...

Kesnault, obrigado pela informação! Vou acmpanhar e potar aqui. Abs!

Patrícia disse...

Oi Don,

Concordo com 99% do post.
O 1% que não concordo é de que o Barrichello é um bom piloto.rsrsrs. Elé é um piloto mediano mesmo como gosta de dizer Zu. Tem piores, mas tem mais pilotos melhores do que piores que ele.

Beijos!

Unknown disse...

FOTA X FIA.
Olá amigos.
Vocês acham que essa semana podemos ter uma definição?
A FIA volta atrás em seu teto orçamentário?
A Formula 1 perderia seu brilho com o racha?

Fernando Kesnault disse...

Creio ser tudo uma "maquinação" só para se ter audiência da mídia, para variar....

Don Corleone disse...

Kelvin e demais amigos, não sei o que pensar dessa briga FIA x FOTA, a não ser que está... "fota". Hora eu penso que a coisa é séria. Depois, acredito que é blefe...

No fundo, tem muito $$$,mas muito mesmo.

Ainda acho que não vai dar em nada, mas amanhã é um dia crucial: a FIA divulgará os inscritos para 2010. Vamos ver o que vai acontecer...

Wanderson disse...

Parece que o Barrichello cometeu um crime. Matou alguém. Não é possível. Tanta pegação de pé prá quê? O cara tem 37 anos. Não está no seu auge. E se ele fala, é porque tem alguém pra ouvir. Se não quiser escutar, é só tapar os ouvidos.

Outra coisa que não entendo é esta pegação de pé com o Damon Hill. Ele, Hill, era muito mais completo que muitas coisas que vocês veneram.

Barrichello pode, ainda nesta temporada, ser campeão do mundo. 26 pontos é uma diferença considerável? Sim, é. Button tem dado um show? Sim. Mas Button não é invencível, como ninguém é. E deverá ter problemas, pois todos os têm.

Don Corleone, se você acha que o Barrichello fala muita bobagem, simplesmente não esxute. Eu não escuto entrevistas do Massa, pois ele fala o óbvio. E do óbvio eu estou cansado. Prefiro o Nelsinho.

Wanderson disse...

Don, por favor, analise os números do Massa e do Damon Hill.

Analise os números do querido Trulli e do damon Hill.

E por fim, de Hakkinen e Coulthard e do Damon Hill.

Após isso, creio que parará de chamar o Damon de "coisa".

Don Corleone disse...

Bem, Wanderson, fica difícil debater com alguém que só tem olhos para uma pessoa, como você mesmo escreveu em seu blog para mim(qua quando Barrichello se aposentar, deixará de acompanhar a F1), mas vou tentar.

Primeiramente, as entrevistas de Barrichello estão aí para que sejam lidas e comentadas (e lamentadas). Seria bem pior se eu cometasse sobre algo que eu não tenha, ao menos lido. Seria leviano.

É uma pena que o "piloto mais experiente da F1", após quase 280 GPs, não tenha aprendido, ao menos, se livrar da pegadinha dos jornalistas. Daí você já vê que Barrichello tem um raciocínio limitado.

Exemplo disso, tivemos nesse último GP. Barrichello disse que seu problema na sétima marcha vinha da relação de marchas. Só que relação de marchas é algo escolhido pelo piloto e seu engenheiro. Ou seja, a barbeiragem foi conjunta de Barrichello e a equipe. Assim a "magia" do bom acertador vai se desfazenmdo.

Tem outras pérolas, que estão no blog do Flávio Gomes e que você sabem muito bem, porque sei que acompanha e não me cabe ficar repetindo aqui.

Resumindo: não é nós que devemos parar de ler, mas sim Barrichello parar de falar.

Don Corleone disse...

Quanto ao Hill, acredito que você não seja limitado e saiba que o inglês foi campeão do mundo circunstancialmente. Ele teve seus méritos em aproveitar essa chance e não disperdiçá-la. Mas daí a fazer dele um grande piloto tem um abismo enorme.

Quer comparar números? Os de Hill são inferiores aos de Hakkinen e praticamente equivalentes aos de Coulthard. Mika Hakkinen foi um bom piloto. Mas Coulthard foi uma enganação.

Os números de Damon Hill são superiores aos de Gilles Villeneuve. Mas eu jamais cometeria a burrice de compará-los. O inglês não limparia o capacete do canadense.

Ao menos, reconheço que Damon Hill aproveitou sua chance quando teve nas mãos um carro do outro mundo e conseguiu realizar o sonho de ser campeão do mundo de F1. Coisa que Barrichello não tem conseguido e creio que jamais conseguirá.

Waderson disse...

Falou DOn Corleone, o senhor dono dos maiores conhecimentos acerca da F1. cabe a mim curvar-me.

Você, o mesmo que dizia que Button era um piloto limitado, agora o cara passeia.

Incrível, né, don. Você, realmente, entende muito de F1.

Wanderson disse...

Don Corleone, suas análises quanto ao Barrichello são superficiais, não baseiam-se em nenhuma pesquisa científica.

Dar pitaco, eu também dou. Utilize o cérebro.

Don Corleone disse...

E por acaso eu disse alguma vez que o Button é um grande piloto? Ou um bom piloto? Mostre-me uma linha, em qualquer blog ou fórum que eu tenha escrito nesse sentido, e eu retiro tudo o que eu disse.

Mas, ao contrário de você, eu não falo só com a paixão. Analiso a situação e pesquiso antes de escrever algo.

Pode entender como pitaco minhas opiniões. Realmente, quem não os dá? Mas é, no mínimo curioso que você desça essa verborragia contra mim, se há vários blogs na internet que se manifestaram no mesmo sentido, alguns de jornalistas famosos.

O engraçado é que minhas análises sobre Barrichello coincidem com o que ele faz, ou melhor, deixou de fazer na pista e com alguns especialistas em F1 não ufanistas, dentre eles o Flavio Gomes, um de seus prediletos.

Agora, se eu preciso usar o cérebro, reconhecço que não sou infalível. Mas, ao menos, pesquiso um pouco, coisa que você não costuma fazer, nem para falar sobre o Damon Hill.

Então, não seja limitado como um simples torcedor fanático. Já escrevi no seu blog, pesquise, leia. Não sou o maior entendido de F1 e estou muito longe disso. Mas, ao menos, não deixo uma tola paixão me cegar...

Wanderson disse...

Continua a não usar o cérebro...

Gosto do modo cômico que o FG escreve, mas ele não entende patavinas de F1.

Fábio Seixas não é homem. É um covarde, mau jornalista.

E você, Don, é do contra. Se o Barrichello tivesse vencidoa sete corridas, você viria aqui e diria que ele havia te surpreendido, mas anteriormente tu afirmou que a Brawn tomaria dois segundos por volta.

É. Don corleone, o grande entendedor e pesquisador de F1.

Torcedor do Schumacher, de araque, por cima, e fica a atacar o Rubens.

Wanderson disse...

Aliás, DOn, quem é você pra dizer que fulano não tem capacidade MORAL pra brigar pelo um campeonato?

Seria Don Corleone o próprio Deus, do qual eu duvido existir?

Don Corleone disse...

Bem Wanderson, mostrei argumentos em provas concretas. Se você não tem capacidade intelectual de rebatê-los, sinto muito.

Foi exatamente por isso que escrevi que é difícil debater com quem só tem olhos para uma pessoa. Não dá para discutir com quem não consegue enxergar além daquilo que lhe convém.

E como já escrevi no seu blog, não torço para qualquer piloto em particular. O único piloto que eu adimirei foi o Prost. Você sabe disso e já escevi no seu blog, não sei por que você omitiu essa informação na mensagem acima. Espero que não tenha sido desvio de caráter.

Pelo menos, não sou covarde e leviano de atacar as pessoas só porque tenho posição contrária.

Seja feliz com o surrado Barrichello. Daqui a 20 anos, lembrarão dele como melhor segundo piloto da história da F1. Legal, não?

Wanderson Marçal disse...

Onde e quando você utilizou argumentos plausíveis no texto?

Você sabe o porquê do problema na largada do Rubens? Não, não sabe. Sabe como o porque da sétima marcha tocar o limitador? E o que isso acarreta? sabe? Provavelmente um pouco, mas não o suficiente pra julgar um piloto.

Pelo quê o Rubens será conhecido não é problema seu nem meu e muito menos do próprio Rubens. O povo pensa o que quer acerca do que quiser.

E pra rebater suas infelizes críticas, acima, não precisa ter qualquer capacidade cognitiva. Mesmo que eu as possua, não precisaria utilizá-las para "desmascarar" suas teses levianas.

basta perguntar: O que sabe Don Corleone? O quê? JEnson Button piloto mediano... É.

Wanderson disse...

Sinceramente, se eu fosse você eu apagaria este texto infeliz e colocaria alguma coisa interessante, como, por exemplo, sua visão acerca das leis brasileiras.

Seria de melhor proveito.

Mas se quiser a continuar escrever rm*re*rd*r*a, a opção é sua;

Don Corleone disse...

Engraçado, minhas teses são levianas... mas você não colocou um argumento sequer contrário, com base em alguma coisa concreta, que a gente possa debater. E, como escrevi anteriormente, apenas relatei o que acontece, às claras.

Você não sabe argumentar. Acredito que não tens inteligência e nem deve se sentir apto para isso. Coisa típica de torcedor meramente passional, como esse que nós vemos se atracando nas ruas em dias de partidas de futebol.

Mas cansei de você Wanderson. Fui educado o suficiente e embora tenha divergido de suas opiniões em seu blog, jamais me utilizei de palavras de baixo calão, como você infelizmente utilizou acima. Não precisei de qualquer palavra chula para mostrar que você, como seu ídolo, é limitado em suas visões.

Como eu não vou descer ao seu baixo nível, que revela apenas a sua baixa formação e educação, cuide do se blog, o dia que você quiser debater com um mínimo de educação, estou à disposição.

A propósito, estude, leia pesquise, procure saber os dois lados de uma coisa antes de dar uma opinião, antes de escrever algo (porque nem do Damon Hill você estudou). Eu procuro fazer isso, mesmo que não seja suficiente para sua limitada visão. E saiba que há pessoas que tem visão contrária a sua.

P.S.: minha opinião é tão ruim para você, que você mesmo copiou uma de minhas apostas para o bolão no blog do Análise. Não mudou nem o ponto e vírgula. Está lá, para quem quiser ver.

Wanderson disse...

Don Corleone, You Lose.

Não conseguiu " criar" uma tese que explique seu comentário lastimável e, desta forma, para não ficar feio, simplesmente pediu arrego.

O que sabe Don Corleone sobre educação. Quem a tem não diz que fulano ou cicrano tem moral pra isso ou pra aquilo.

Não respondeu a minha pergunta: Seria você Deus?

Talvez se sinta um.

Que tem de errado em copiar teu palpite? O jogo proibe tal ação?

Don Corleone,você perdeu.

Lastimávem alguém algumas décadas mais experiente que eu agir deste modo, e pior, a difamar o adversário.

Wanderson Marçal disse...

YOu Lose...

Wanderson disse...

E pra encerrar, por hoje, um pensamento:

" Dizer que Button é mediano é falta de bom senso, não reconhecer a genialidade do piloto após 6 vitórias em 7 corridas, é burrice"

Boa noite, you lose.

Don Corleone disse...

E eu preciso responder se sou Deus? É óbvio que não sou. E isso muda o que? Perdi o que? Se você não fosse tão fraco, não teria copiado a aposta de alguém, qualquer que seja a pessoa. O engraçado é que você copiou a aposta de alguém que tem opinião ruim... Ou seja, nem para escolher para copiar de alguém melhor.

Não consegui crirar uma tese? A tese está aí no post: não dá para esperar muito mais de Barrichello. Se você não aceita, o problema é seu.

Difamar? Quem escolheu pavaras chulas foi você e não eu. Está logo acima. Isso só demonstrou sua falta de educação e falta de tato em lidar com uma opiniçao contrária. E você nem sabe minha idade para falar que estou décadas mais experiente.

E você, meu adversário? No que? Só se for no bolão, que continua atrás, inclusive.

Como escrevi, estude, pesquise. Minha opinião sobre Barrichello é clara, o que, aliás, pessoas concordam. Não só aqui, mas no seu próprio blog as pessoas já o chamaram de "segundão" e afins.

Essa virulência contra mim só pode ser frustração. Barrichello não ganha e você tem que ganhar em algo, nem que seja em uma discussão de internet.

Cresce, rapaz.

Don Corleone disse...

Sobre o Button, está muito cedo para reconhecer que ele é gênio, na minha opinião. Ele jamais disputou um título palmo a palmo com outro piloto e outra equipe. Vamos ver esse ano.

6 vitórias em 7 são arrazadoras. Mas muito se deveu ao carro, que é excepcional. Mais ou menos o que aconteceu com Mansell, em 1992.

Acredito que burrice seja nem pesquisar antes de dar uma opinião, mesmo que seja sobre o limitado Damon Hill.

Como escrevi, cresce Wanderson. Ainda há tempo. Existem opiniões contrárias a sua.

Don Corleone disse...

Quanto a moral, será que eu preciso explicar? Barrichello não tem moral para ser campeão porque ele é passivo demais. Fala demais ao invés de se preocupar com o que acontece na pista.

Wanderson disse...

Não tem graça. Você ficou nervoso, DOn.

Chega.

Isso tudo foi pra te irritar, mas não pensei que seria tão rápido. Até me diverti, admito, mas perdeu a graça.

Homem, calma. É apenas alguém te contestando. Calma.

A falar sério, eu sei há muito tempo o que pensa sobre o rubinho. Bom, temos o direito de divergir de opiniões na nossa fajuta democracia.

Neste texto, novamente a falar sério, acho que só é desrespeitoso quando tu cita a "falta de moral de Barrichello", mesmo na conotação que tu quis dar, pois pode ser compreendido, assim como entendi à primeira vista, de outro modo.

Não fique nervoso, Don. Era só pra te aporrinhar, e eu perder tempo, ou ganhar, sei lá, foi divertido, numa sexta-feira fria e tediosa.

Aliás, eu suponho que tenha 26 anos. Vi o post que o FS colocou com uma imagem que tu recebeste do Emerson.


É isso. Não leve a mal, Sr.

Bom final de semana.

Zuador disse...

Don,pra algumas pessoas eh dificil ouvir a voz da verdade,principalmente pra uma criança.Em minha opiniao(e na do Wanderson a poucos dias atras,rsrs,sera q da pra confia em alguem q muda de opiniao a cada instante?)vc eh entre nós blogueiros oq mais conhece e entende de f1,exatamente por nao esta cheio de paixao cega em suas opinioes,como a exemplo de outros blogueiros q conhecem sobre o tema(nao eh o caso do Wanderson,pq ele conhece pouco) mas esta tao embriagado de paixao cega q as opinioes e comentarios sao dignos de pena e deboche,rsrs.Acho q por nao torcer por um piloto em especifico vc tem uma imparcialidade q nós nao temos,nao qr dizer q seja a opiniao certa,mas sem duvida as chances sao maiores.Se o Wanderson se dói tanto quando se fala mal do herói dele,rsrs,entao q pelo menos torça pra um melhor,ja q nao qr q ninguem fale mal.Uma pessoa q duvida da existencia de Deus e nao questiona a capacidade de Barrichello ja diz bem quem eh.Eh so um adolescente que axa q nunca vai mudar(crise de risos),mas q muda a todo momento,e quanto a sua idade gostei da resposta Don,como ele afirma isso?axo q ele sim se sente um deus,pois axa q tem o poder de adivinhar a idade das pessoas,rsrs.Fora a aposta copiada,essa foi otima,copiou justo a sua,pq sera hein?rsrs,Barrichello eh um piloto mediano,e olhe la,talvez nem isso,e nao da pra se esperar muito dele,vc esta certissimo,se aposentara como o maior segundo piloto da historia da f1,seu nome so sera lembrado quando outro piloto mediocre como ele ou nao bater seu "incrivel" recorde de gps,rsrs,engraçado,vai chega em 17 anos de f1 com zero titulos e zero titulos disputados,rsrs.E texto interessante sobre sua visao sobre as leis brasileiras?rsrsrs,sera q esse sujeito nao percebeu q isso aki eh um blog de automobilismo,mais especificamente de f1,ou ele axa q akele monte de besteira q ele escreve se esforçando ao maximo pra "falar dificil" eh texto interessante?Ja q ele nao faz nada da vida a nao ser brinca de escrever textinho no blog podia ao menos pesquisa pra debater com base em fatos,focando no tema,nao com usando de fugas bobas desviando o assunto o tempo todo,como se diz em psicologia,ao inves de foca nas rotas centrais vai pra rotas perifericas(diria pseudoperifericas),simplificando,ao inves de foca no que vc fala,tenta lhe atribuir caracteristicas ruins buscando te ridicularizar e ganhar discussao na base da gozaçao e nao da inteligencia,de argumentaçao,do debate das ideias em questao

Don Corleone disse...

Bom senhores, não tenho muito mais a acrescentar. Cada um com sua opinião e a minha está bem clara. Só espero que o palhaço que vos escreve tenha divertido alguns um pouco... talvez eu também não deva levar tão a sério...

Mas blog é isso aí. É colocar opiniões e se expor. Se não fosse assim, não teria graça.